Categorias
Sem categoria

Você sabe os sintomas do câncer de mama?

Você sabe os sintomas do câncer de mama?

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Fique de olho em alguns sintomas:
• Dor ou inversão do mamilo
• Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio
• Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na axilas, podendo apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos
• Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não
• Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
• Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja
• Nos casos mais adiantados, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável

Um caroço na mama não significa necessariamente câncer. Grande parte dos nódulos mamários são cistos e adenomas benignos. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, ao notar as alterações e sintomas descritos acima, é essencial ser consultado rapidamente.

Categorias
Sem categoria

O que é cirrose?

O que é cirrose?

A cirrose é o desfecho de lesões no fígado, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas.

Sinais e sintomas
– Pele amarelada (icterícia)
– Inchaço no abdômen
– Emagrecimento
– Fraqueza
– Perda de apetite
– Mau hálito intenso
– Nódulos amarelados pelo corpo (sobretudo próximos da pálpebra)
– Tosse e vômito com presença de sangue

Os métodos de imagem são extremamente relevantes para identificação de lesões hepáticas focais, como abscessos e tumores. Além disso, eles demonstram alterações hepáticas difusas, como as hepatites e a cirrose.

Categorias
Sem categoria

Dores constantes nos ombros?

Dores constantes nos ombros?

Problemas no ombro como dores, dificuldades de elevar os braços, cansaço ao fazer esforço e formigamento são comuns, em qualquer idade, porém não tratar adequadamente pode agravar qualquer caso, por mais simples que seja. Em algumas situações, há diversas possibilidades de causa do desconforto, mas só é possível reconhecer a raiz da dor e tratá-la, através de exames que revelem o organismo internamente. Então, um dos exames fundamentais para chegar ao diagnóstico correto é a ultrassonografia do ombro, que geralmente está aliada à especialidade da ortopedia e áreas afins.

Categorias
Sem categoria

Dor na região lombar? Pedra nos rins é uma causa provável

Dor na região lombar? Pedra nos rins é uma causa provável

Qual a utilidade da Ultrassonografia de Rins e Vias Urinárias?
A ultrassonografia é um exame isento de radiação que utiliza ondas sonoras, quando direcionado para rins e vias urinárias tem como intuito o estudo das seguintes estruturas urinárias:
– Rim
– Ureter
– Bexiga

Por qual motivo o médico solicita este exame?
– Procurar alterações na parede da bexiga
– Procurar alterações no tamanho ou na estrutura renal
– Procurar pedras, massas, cistos ou outra obstrução no rim
– Procurar pedras no trato urinário (ureter, bexiga)
– Estudar os rins antes de uma biópsia renal (remoção de tecido dos rins para exame)

QUANDO REALIZAR?
Este exame deve ser realizado em casos de suspeita de cálculos renais, alterações da bexiga e infecções urinárias.

Categorias
Sem categoria

Com o inverno chegando saiba se é gripe, resfriado ou covid19

Com o inverno chegando saiba se é gripe, resfriado ou covid19

Com a proximidade do inverno aumentam as ocorrências de doenças típicas da estação, como gripes e resfriados, infecções muito transmissíveis e que se espalham de pessoa para pessoa. Isso pode confundir e gerar problemas com relação aos cuidados de prevenção contra a pandemia da covid19, doença causada pelo novo coronavirus, e que também apresenta sintomas semelhantes.

O cardiologista Eduardo Darzé, diretor do Hospital Cardio Pulmonar, em Salvador, esclarece que o clima frio e seco do inverno favorece a sobrevivência de vírus, o que explica maiores ocorrências gripais nessa época do ano. Mas outros fatores também contribuem. “A exposição prolongada a baixas temperaturas pode comprometer os mecanismos de defesa nas nossas vias aéreas e, além disso, nos períodos mais frios as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, o que favorece a transmissão”.

Mas apesar de ser no inverno o maior número de ocorrências dessas infecções, não é o frio que causa as doenças, e sim os vírus. E no Brasil, gripes e resfriados ocorrem ao longo de todo o ano.

O resfriado é uma das doenças mais comuns no mundo, causado por dezenas de vírus diferentes, inclusive alguns da família do coronavírus. Segundo Dr. Darzé,  é uma doença leve que se resolve espontaneamente em alguns dias, sem complicações para a maioria das pessoas. “Um adulto pode ter até três resfriados por ano”. Os sintomas são congestão nasal, espirros, tosse e dor na garganta.

A gripe é diferente e já causou a morte de milhares de pessoas em todo o mundo. É causada pelo vírus Influenza A e B, e se caracteriza pelo início abrupto de febre, dor de cabeça, dores no corpo, além de sintomas respiratórios como tosse, dor na garganta e congestão nasal. Apesar da maioria das pessoas se recuperarem bem da doença, idosos, crianças e portadores de doenças crônicas podem ter uma evolução complicada por pneumonia, causada pelo próprio vírus ou por bactérias que se aproveitam da infecção viral. Existe vacina e campanha de vacinação contra contra os três vírus que mais circulam nos últimos anos: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Este ano a campanha de vacinação foi antecipada em virtude da pandemia da covid19.

A covid19, causada pelo novo coronavírus (Sars-coV-2), é uma doença respiratória aguda com apresentação clínica muito ampla, podendo causar pneumonia, e com maior probabilidade de evoluir para insuficiência respiratória e morte. Para a maioria das pessoas infectadas, a doença é leve e pode ser confundida com um resfriado. No entanto, em aproximadamente 20% dos casos, os pacientes apresentam sintomas mais graves como febre alta, tosse e falta de ar. Como é causada por um vírus novo, e ainda não existe vacina e medicação aprovada por autoridades médicas e sanitárias para a prevenção, toda a população está sujeita ao contágio. “Além de ser mais grave, existem alguns aspectos clínicos que são mais particulares na covid19, e têm sido verificados com maior frequência, como distúrbios do olfato e do paladar”, reforça o cardiologista.

 

A covid19 e as doenças cardiovasculares

Por causar insuficiência respiratória nos casos mais graves, os portadores de doenças cardiovasculares são grupos de risco para a covid19. “São patologias que diminuem a capacidade do indivíduo para enfrentar uma doença grave”, explica o cardiologista.

Mas ele alerta que, a despeito da pandemia, pacientes desse grupo de risco precisam de cuidados e atenção médica regular, e isso preocupa os médicos já que muitos estão evitando os hospitais por conta da pandemia, com medo do contágio, e permanecem em casa, mesmo precisando de cuidados rápidos e emergenciais. “O que se observa, em todos os países, é uma redução no número de hospitalizações por infarto e AVC, embora continuem acontecendo. Em contrapartida, houve um aumento no número de tratamentos muito tardios para essas ocorrências, e um aumento no número de paradas cardíacas fora do hospital”, alerta Dr. Darzé.

As patologias cardiovasculares que precisam de atenção e cuidados médicos são disfunção do coração, insuficiência cardíaca, obstrução das artérias do coração (doença coronária), e histórico de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

Mais informações

A pandemia da covid19, que começou na China em dezembro do ano passado, rapidamente se espalhou em todo o mundo, infectando, até o momento, mais de 4 milhões de pessoas e levando à morte mais de 316 mil.

No Brasil, mais de 246 mil pessoas já foram infectadas e 16 mil morreram. Na Bahia, até o momento são mais de 8 mil casos registrados e 295 mortes.  Portanto, saber identificar os estados gripais da covid19 é fundamental para evitar o contágio. 

Em caso de suspeita de covid19 siga as orientações do Ministério da Saúde e procure uma unidade de saúde para as orientações médicas.

Fonte: https://revistaabm.com.br/blog/gripe-resfriado-ou-covid19-com-o-inverno-chegando-pode-aumentar-os-casos

Categorias
Sem categoria

Homens também podem ter câncer de mama

Homens também podem ter câncer de mama

Texto postagem: Embora seja mais frequente em mulheres, o câncer de mama também pode afetar os homens, pois desenvolve-se em células que também estão presentes nos mama masculina.
Ele é mais comum em homens com idades entre os 50 e 65 anos, assim como em homens que tenham casos de câncer de mama na família.
Sintomas: Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor; Pele ondulada ou enrugada; Retração do mamilo; Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo; Inchaço nos linfonodos axilares.

Exames: Mamografia diagnóstica.: A mamografia é um exame de raios X da mama. É denominada mamografia diagnóstica quando é realizada para confirmar as alterações já existentes. 
Ultrassom da mama: O ultrassom de mama é realizado para avaliar alterações da mama detectadas durante a mamografia ou exame clínico.
Descarga mamilar. Uma secreção líquida secretada através do mamilo é denominada descarga mamilar. Neste procedimento é recolhida uma amostra dessa secreção para análise citológica.

Tratamentos: Retirada por cirurgia, tratamentos sistêmicos com radioterapia, quimioterapia. Todas elas fazem parte do tratamento, o que decide será o estágio em que se encontra o câncer.

Previna-se! E conte com o ICR para o diagnóstico correto.