Como se prevenir de doenças respiratórias
 Sempre que chega o inverno e quedas de temperaturas, junto vem o aumento de casos de doenças respiratórias. As principais causas são pela diminuição da umidade relativa do ar, assim, aumentando a concentração de poluentes na atmosfera. Por conta disso, nosso organismo se torna mais suscetível ao surgimento ou agravamento de doenças como alergias, resfriados, asma/bronquite, rinite e sinusite. 
3 dicas básicas para prevenir doenças respiratórias
1 – Mantenha o corpo hidratado: Busque beber cerca de dois litros de água por dia e não espere ficar com sede. Serve para evitar o ressecamento das vias aéreas e auxiliar na produção do muco protetor é essencial consumir água em abundância.
2 – Respire pelo nariz: Este cuidado é necessário porque o nariz é capaz de filtrar e aquecer o ar antes que ele chegue aos pulmões, algo que a boca não faz com a mesma eficácia. Muitas vezes sem perceber acabamos respirando pela boca para inspirar volumes maiores de ar, principalmente ao realizar esforço ou atividades físicas.
3 – Alimente-se bem: Manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo-o contra doenças oportunistas. A vitamina C é a mais indicada para combater doenças respiratórias. 
Para os casos mais graves, exames de imagem como o raio-X e a tomografia computadorizada, são essenciais para avaliar o sistema respiratório e auxiliar nas decisões médicas quanto ao diagnóstico e tratamento.
