Categorias
Sem categoria

Prevenção e combate do câncer colorretal.

O câncer de intestino ou colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus.

Cada dia mais comum, é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, mas bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal é, atualmente, um tipo de tumor com incidência crescente no País. São mais de 35 mil casos por ano.

Sintomas: 
Os tumores em estágios iniciais não apresentam sinais. Dores abdominais, alterações no hábito intestinal, a percepção de uma massa abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso, fraqueza e vontade constante de evacuar podem ser sintomas que geralmente se manifestam em estágios mais avançados da doença.

Diagnóstico/Tratamento:

O diagnóstico é feito de duas formas: pesquisa de sangue oculto nas fezes, esse exame é feito anualmente, principalmente em pacientes mais idosos. Se ocorrido alguma alteração nesse exame então é feita a colonoscopia, um exame de imagem que vê o intestino por dentro e é capaz de detectar um tumor ou problema nas regiões do colón e do reto. Seu tratamento envolve, em casos precoces uma cirurgia no intestino seguida de quimioterapia e em casos graves quimioterapia seguida de cirurgia e quimioterapia novamente. 

Prevenção: 
Exercícios físicos regulares e alimentação rica em vegetais e laticínios, principalmente se a pessoa tem histórico desse tipo de câncer na família ou de doenças inflamatórias intestinais. Aconselha-se evitar consumo exagerado de carne vermelha e gordura, além de sedentarismo e obesidade.

Previna-se e mantenha uma vida saudável.

Categorias
Sem categoria

Qual a diferença entre artrite e artrose?

Artrite é a inflamação da articulação, seus sintomas envolvem: calor, rubor, inchaço, dificuldade de movimentação e dor.
A artrite pode ter uma grande gama de tipos, suas duas principais são:

Artrite reumatoide; doença autoimune, o organismo desenvolve anticorpos contra células do próprio corpo, que acomete principalmente articulações das extremidades. Essa doença pode afetar alguns orgãos como pulmão, coração, pele, olhos. 
Osteoartrose; Mais conhecida como artrose é um fenômeno natural assim como rugas e manchas na pele com a idade. Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações, deixando-as mais duras e doloridas. 

A Artrose é divida entre primária e secundária. A primária se manifesta após o uso excessivo de uma ou mis articulação, ela aparece com o envelhecimento e é hereditária, ou seja, ela pode ser comum em pessoas de uma mesma família. A secundária ocorre graças a uma doença ou condição pré-existentes como diabetes, obesidade, gota ou trauma repetido.

Sendo assim a artrose é um tipo de artrite, porém ela é natural e pode acontecer com pessoas entre 40 e 80 anos. Já a artrite é uma doença inflamatória que pode ser desde uma simples inflamação nas juntas até causar problemas em alguns orgãos do corpo. 

Prevenção/tratamento:

A prevenção das duas, artrite e artrose, é basicamente evitar o sedentarismo, praticando exercícios que façam bem as articulações, e manter uma dieta saudável. As duas não tem cura mas também não podem causar a morte. Seus tratamentos envolvem mudanças de hábitos não saudáveis, controle através de medicamentos, em caso extremo de dor a utilização de infiltração articular para alívio e em casos muito graves uma cirurgia.

Mantenha sua prática de exercícios em dia e faça os exames que seu médico pedir.

Categorias
Sem categoria

Você sabe o que é trombose?

Trombose é a formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo que obstrui e inflama a parede da veia agredida, conhecida também como trombose venosa profunda. As pernas são os locais mais comuns de desenvolvimento da trombose. Os principais sintomas são inchaço, vermelhidão, dor e calor local.

Essa doença pode parecer apenas um machucadinho na pele mas tem potencial para causar grandes problemas, em certos casos o coágulo pode se desprender da veia e causar uma embolia, essa embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves. A trombose é mais comum em pessoas entre 20 e 80 anos que não praticam exercícios ou trabalham muito tempo sentadas ou em pé. Essa doença pode ser agravada pela má alimentação, hábitos de fumo, utilização de anticoncepcionais sem pausas e obesidade, é uma doença hereditária, então se há um histórico na família, convém ficar de olho.

Prevenção:

Sua prevenção envolve a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, além do cuidado com medicações como anticoncepcionais e hábitos ruins como fumo, também pode ser necessário o uso de meias elásticas por indicação médica. O ideal é sempre fica atento aos sintomas de dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. Quanto antes iniciado o tratamento, mais chances do quadro ser reversível. 

Tratamento:

Para os exames normalmente são necessários exames como ecodoppler venoso, ecodoppler arterial de membros inferiores ou superiores e ecodoppler de carótidas e vertebrais, que buscam verificar a circulação sanguínea em várias áreas do corpo para descobrir quais veias estão obstruídas. O tratamento da trombose é feito normalmente com anti-inflamatórios, anticoagulantes ou se necessário, pequenas cirurgias. Seu tratamento e prevenção é muito importante, pois, a falta de circulação sanguínea em qualquer parte do corpo faz um extremo mal a saúde.

Por isso pratique exercícios físicos e mantenha seus exames em dia.