Trombose é a formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo que obstrui e inflama a parede da veia agredida, conhecida também como trombose venosa profunda. As pernas são os locais mais comuns de desenvolvimento da trombose. Os principais sintomas são inchaço, vermelhidão, dor e calor local.
Essa doença pode parecer apenas um machucadinho na pele mas tem potencial para causar grandes problemas, em certos casos o coágulo pode se desprender da veia e causar uma embolia, essa embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves. A trombose é mais comum em pessoas entre 20 e 80 anos que não praticam exercícios ou trabalham muito tempo sentadas ou em pé. Essa doença pode ser agravada pela má alimentação, hábitos de fumo, utilização de anticoncepcionais sem pausas e obesidade, é uma doença hereditária, então se há um histórico na família, convém ficar de olho.
Prevenção:
Sua prevenção envolve a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, além do cuidado com medicações como anticoncepcionais e hábitos ruins como fumo, também pode ser necessário o uso de meias elásticas por indicação médica. O ideal é sempre fica atento aos sintomas de dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. Quanto antes iniciado o tratamento, mais chances do quadro ser reversível.
Tratamento:
Para os exames normalmente são necessários exames como ecodoppler venoso, ecodoppler arterial de membros inferiores ou superiores e ecodoppler de carótidas e vertebrais, que buscam verificar a circulação sanguínea em várias áreas do corpo para descobrir quais veias estão obstruídas. O tratamento da trombose é feito normalmente com anti-inflamatórios, anticoagulantes ou se necessário, pequenas cirurgias. Seu tratamento e prevenção é muito importante, pois, a falta de circulação sanguínea em qualquer parte do corpo faz um extremo mal a saúde.
Por isso pratique exercícios físicos e mantenha seus exames em dia.