Esse mês é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ele foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno. A proposta é que todos os dias do mês não só uma semana sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. Além disso, a cor escolhida para campanha significa o “padrão ouro de qualidade” do alimento.
O leite materno, diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. É extremamente necessário que o bebê tenha acesso ao leite materno exclusivo até os 6 meses de idade.
Esse ato é saudável não apenas para o bebê que tem acesso a tudo que precisa para ficar saudável mas também para a mãe que consegue prevenir a anemia e pode diminuir a ansiedade. É algo importante no processo de crescimento da criança e também no estreitamento do laço entre mãe e filho.
Incentivar as futuras, novas ou já experientes mães a amamentar seus filhos é uma necessidade, principalmente para garantir a saúde de ambas as partes. Aleitamento é um ato de amor e segurança com a sua criança.