Um tumor é um crescimento anormal de células em qualquer tecido do seu corpo. Existem tumores malignos e benignos. O tumor se forma quando, por algum motivo, uma ou algumas células do corpo sofrem uma mutação e deixam de morrer e o organismo não percebe isso. Dessa forma, o corpo continua a produzir novas células, sem que as antigas morram. Isso gera um acúmulo de tecido conhecido como tumor.
Existem vários fatores que podem causar o aparecimento de um tumor, os mais comuns são:
- Exposição a toxinas ambientais, como poluição, radiação e fumo passivo;
 - Predisposição genética;
 - Dieta desequilibrada, pobre em frutas, verduras e legumes;
 - Estresse;
 - Trauma ou lesão local;
 - Inflamação ou infecção;
 - Obesidade;
 - Tabagismo;
 - Ingestão abusiva de bebidas alcoólicas;
 - Exposição excessiva ao sol.
 
Nem todos os tumores que se desenvolvem no corpo serão necessariamente malignos e resultaram em um câncer, mas mesmo que eles sejam benignos e não façam mau ao organismo é sempre preciso estar com exames em dia para garantir que ele não esteja progredindo.
A prevenção para o não aparecimento de tumores tem como principal forma a manutenção da saúde do indivíduo como um todo. Cuidando assim da saúde física, mental, alimentar e mantendo hábitos viciosos sob controle.
O seu diagnóstico pode ser feito principalmente com uma visita a um oncologista. No entanto se os sintomas forem específicos em um órgão ou parte do corpo ele pode ser feito também pelo médico especializado nessa área. Por isso quando for se consultar com um médico, é importante lembrar sempre de manter os exames em dia e sempre falar todos os sintomas que estiver sentindo.